Para aprender como fazer dissertação argumentativa do jeito certo (sim, existe o jeito errado), você precisa entender a lógica por trás de uma boa redação.
Além disso, precisa saber que a ordem que a esmagadora maioria dos concurseiros segue ao escrever suas redações está completamente equivocada.
É justamente por tentar escrever sem entender a lógica e seguindo a ordem errada que muita gente acha redação difícil. Isso, porém, está longe de ser verdade, afinal, redação é para ser fácil.
Neste post, então, eu vou te contar…
- Qual é a lógica por trás de uma boa dissertação argumentativa
- Como fazer dissertação argumentativa do jeito certo usando o Método Invertido de Redações
Esse conteúdo precisa ser suficiente para você sair deste post com uma noção bem mais clara de como fazer dissertação argumentativa merecedora de notas altíssimas.
Preparado? Então vamos lá…
Qual é a lógica por trás de uma boa dissertação argumentativa
O segredo para você fazer a dissertação argumentativa perfeita está em você focar em responder tudo e apenas o que o tema pedir, de forma muito bem estruturada e muito bem justificada.
Não entendeu? Calma, que eu vou traduzir…
O que significa responder tudo e apenas o que o tema pedir?
Significa não desconsiderar nenhuma parte do tema.
Eu corrijo muitas redações aqui em que os candidatos pegam apenas uma parte do que o tema pediu e escrevem somente sobre ela, desconsiderando o que realmente foi solicitado pela banca. Isso é perigoso, pois pode zerar uma redação.
Exemplo:
Digamos que o tema seja “A educação de pessoas com deficiência em escolas comuns”.
Esse tema espera que o candidato considere as várias deficiências existentes, então, quem falar só sobre surdez, por exemplo, não estará abordando tudo o que o tema pediu, entende?
Também acontece muito de o tema pedir uma sequência de reflexões/respostas e de a pessoa usar a redação inteira para fazer de apenas uma delas.
Exemplo:
Imagine que o tema seja “reflita sobre a educação de pessoas com deficiência em escolas comuns abordando as adaptações necessárias para que elas aprendam e os atores envolvidos em realizá-las”.
Esse tema pede três coisas diferentes ao candidato e espera que ele aborde as três. Ele precisa refletir, precisa citar as adaptações e precisa dizer quem deve realizar essas adaptações.
Quem não abordar tudo isso ao longo da redação tirará nota baixa, pois falará apenas sobre uma parte do que foi pedido, entende?
Há, ainda, os casos em que a pessoa leva o tema para um rumo que a banca não pediu, ou seja, ela não fala apenas sobre o que o tema pediu e acaba ocupando as linhas da redação com informações que não valerão nota alguma.
Exemplo:
Digamos que o tema seja “O racismo estrutural nas empresas brasileiras”.
Esse tema espera que o candidato fale sobre racismo estrutural especificamente dentro das empresas. É só nesse contexto que a banca espera que o assunto seja debatido.
Maaaaaaas, acontece muito de as pessoas quererem mostrar que sabem ou de elas simplesmente se perderem mesmo e explicarem como surgiu o racismo estrutural, por que ele existe, que ele também acontece nas escolas e na sociedade, ou seja…
A pessoa leva o texto pra um rumo completamente diferente do debate simples e focado solicitado pela banca, percebe?
O que significa responder o tema de forma muito bem estruturada?
Significa colocar a informação correta em cada frase de cada parágrafo.
Não sei se você sabe, mas cada parágrafo de uma redação possui um objetivo global e, para que esse objetivo seja cumprido, cada frase de cada parágrafo também tem um objetivo específico.
Não vou entrar em muitos detalhes sobre isso aqui, mas ensino o passo a passo neste curso. Se quiser aprender para nunca mais errar, clique e inscreva-se.
De maneira geral, a introdução, tem o objetivo de apresentar ao leitor a tese ou resposta que você vai defender ao longo da redação. Os parágrafos de desenvolvimento servem para justificar o que você prometeu defender na introdução. Já a conclusão serve para explicar o que foi possível aprender com o seu debate.
Sua dissertação argumentativa deve, portanto, conter esses três parágrafos e o ideal é que você escreva entre dois e três parágrafos de desenvolvimento, pois uma redação jamais poderá possuir apenas um desenvolvimento.
O que significa responder o tema de forma muito bem justificada?
Significa responder o que o tema pedir explicando por que sua resposta faz sentido, por que ela acontece ou como ela acontece.
Esse é o segredo para a nota das suas redações ser sempre alta, maaaaas…
…para conseguir responder ou debater o tema de forma bem justificada, primeiro você precisa desenvolver a capacidade de descobrir exatamente o que os temas estão pedindo. E, pasme, isso não é óbvio.
A fuga e o tangenciamento do tema são os erros mais perigosos para se cometer em uma prova de redação e são, disparados, os mais cometidos por concurseiros e vestibulandos.
Como é que eu sei disso?
Sei porque já corrigi mais de 8 mil redações nos últimos 10 anos, então vejo diariamente a galera sentindo o sonho da aprovação escorrendo pelos dedos por não conseguir entender o que o tema está pedindo.
Além disso, basta ler as notícias sobre as notas conquistadas por candidatos em concursos e Enem para comprovar o que eu estou dizendo. Aqui, inclusive, há uma delas.
Só para que fique ainda mais claro: a lógica por trás de uma excelente dissertação argumentativa está em você entregar o que o tema pedir, logo, é preciso aprender a descobrir o que ele está pedindo.
O primeiro passo para você conseguir isso é entender que os temas não pedem sempre a defesa de uma opinião.
Na verdade, eles podem pedir que você entregue 5 tipos de informações diferentes, os quais chamamos aqui de posicionamentos.
Quais são os posicionamentos existentes?
São eles…
- Posicionamento por nível de conhecimento
- Posicionamento por reflexão sobre o que há de mais importante
- Posicionamento proncovô
- Posicionamento por defesa de opinião
- Posicionamento pedindo proposta de solução
O tipo de posicionamento determina a melhor forma de você justificar seus argumentos ao longo da dissertação argumentativa.
Nesse contexto, se o tema pedir defesa de opinião, por exemplo, você precisará deixar claro o que pensa a respeito do assunto e justificar sua opinião explicando por que você pensa como pensa.
Já se o tema pedir propostas de solução, você precisará escolher propostas específicas, explicar como elas podem ser executadas e mostrar por que suas propostas ajudariam a resolver o problema em questão.
Conseguiu perceber a diferença entre as informações a serem entregues em cada tipo de posicionamento?
Na maioria esmagadora das vezes, é por não saber disso que a redação se torna algo tão difícil de se fazer. Afinal, não ter consciência dessas diferenças faz você tentar montar todos os parágrafos com uma mesma estrutura, o que não dá certo.
Eu sei que são muitas informações novas e sei que sua mente deve estar explodindo neste momento.
Como não consigo te mostrar todos os detalhes sobre as classificações dos temas aqui, gravei o curso Esqueletos Inteligentes dos Parágrafos detalhando essa metodologia. Caso se sinta preparado para aprender a classificar os temas do jeito certo e queira receber prontas as estruturas de cada parágrafo para cada posicionamento citado, clique aqui e inscreva-se.
Como fazer dissertação argumentativa do jeito certo
Existem 7 passos a serem seguidos para que você consiga escrever excelentes redações, os quais estão detalhados e explicados com uma série de dicas no nosso e-book Checklist Redação Perfeita.
Você começa selecionando um tema. Depois, faz a classificação desse tema para entender exatamente o que a banca quer que você escreva ao longo da redação.
Após isso, lista os argumentos que você já possui sobre o assunto demandado pela banca para identificar se você já tem todas as informações necessárias para escrever ou se precisará pesquisar sobre o tema.
Após isso, você faz o rascunho da introdução, dos desenvolvimentos e da conclusão e, ao concluir, revisa o texto para corrigir possíveis erros de gramática, coesão e coerência. Por fim, faz a versão final da redação.
Eu sei que quando sou eu falando parece muito mais simples, portanto, se não estiver simples para você, estamos aqui para te ensinar a colocar cada um desses passos em prática.
Se você estiver com algumas dúvidas, pode ser que nosso e-book já resolva. Você consegue adquiri-lo aqui.
Caso esteja muito difícil para você, sugiro nosso curso Esqueletos Inteligentes dos Parágrafos.
Não existe material melhor ou pior, pois cada um deles é excelente no que se propõe a ensinar, então, escolha o que fizer mais sentido para você no momento e vamos, juntos, melhorar a qualidade e a nota da sua dissertação argumentativa.
Lembre-se, estamos aqui para te mostrar exatamente como fazer dissertação argumentativa do jeito mais fácil e simples que existe. Pode contar com a gente.
Abraço e até a próxima!