+55 11 95322-2653

Nosso Whatsapp

Redação clara e objetiva: 5 dicas para você escrever a sua

Compartilhe!

Aprenda como escrever de forma clara e objetiva

Escrever uma redação clara e objetiva em provas de concurso é uma habilidade importante para concurseiros que buscam ser aprovados mais rápido, pois nenhum examinador dá nota alta para dissertações argumentativas que enchem linguiça.

Isso significa que, independentemente do cargo ou da banca responsável pela elaboração da sua discursiva, saber se expressar de forma clara e responder de forma específica o que o tema perguntar é fundamental para você garantir acima de 80% da nota.

Para ajudá-lo nessa tarefa, seguem cinco dicas de ouro para você escrever uma redação clara e objetiva em todos os concursos que fizer daqui pra frente. 😉

1. Classifique o tema corretamente

O primeiro passo para você escrever uma redação clara e objetiva é classificar o tema de modo a entender claramente o que ele está pedindo, pois, não conseguir classificar o tema corretamente aumentará suas chances de cometer dois erros gravíssimos:

  1. Você poderá fugir do tema, o que zerará a sua nota
  2. Você poderá tangenciar o tema, o que fará sua nota ficar bem baixa.

Para evitar que isso aconteça, leia com atenção a proposta da redação, identifique as principais palavras-chave presentes na frase-tema e certifique-se de inserir essas palavras-chave na sua introdução. Assim, você deixará claro para o examinador que entendeu o que o tema pediu e que seus parágrafos falarão sobre ele em uma redação clara e objetiva.

Caso tenha dificuldades para compreender os temas das redações, clique aqui. Nós sabemos exatamente como te ajudar. 😉

Assista ao vídeo abaixo para entender melhor a diferença entre fugir e tangenciar o tema:

2. Organize suas ideias

Organizar suas ideias antes de começar a montar os parágrafos é fundamental para evitar a famosa “encheção de linguiça”, que elimina completamente suas chances de escrever uma redação clara e objetiva.

Uma boa técnica para evitar os devaneios e garantir a clareza e a objetividade na redação é fazer um esboço com as informações que você precisará inserir em cada frase de cada parágrafo do seu texto.

Aqui, na Oficina de Redação, chamamos essa técnica de Esqueletagem Inteligente dos Parágrafos e ela consiste em você pensar, previamente, no que vai colocar nas três frases da introdução, nas três frases dos seus desenvolvimentos e nas três frases da conclusão.

Você sabia que cada parágrafo de uma redação é composto por três frases essenciais? Não? Caso esteja tendo dificuldades para escrever uma redação clara e objetiva, não ter esse conhecimento pode ser exatamente o motivo. Se desejar aprender, ensinamos aqui.

Ao pensar nos argumentos que você vai inserir em cada parte de cada parágrafo, você consegue pensar na redação inteira antes de começar a escrevê-la. Com isso, consegue saber se possui todas as informações necessárias para responder o que o tema perguntou ou se precisará fazer um pouco mais de pesquisa (caso esteja estudando) ou pensar um pouco mais (caso esteja no dia da prova).

Legal, né?

3. Deixe sua redação clara e objetiva

Em uma redação para concurso, para ser claro, você precisa ser específico. Já para ser objetivo, você precisa passar as ideias com a menor quantidade de palavras possível.

Para alcançar esse resultado, vá direto ao ponto ao responder o que o tema perguntar. Evite rodeios e frases longas demais. Use palavras comuns e escolha um vocabulário simples e direto. Isso tornará sua redação mais clara e fácil de entender.

Além disso, primeiro responda o que foi perguntado, depois justifique sua resposta. Inverter essa ordem deixa os examinadores perdidos e os obriga a procurar pela resposta, coisa que eles detestam.

Exemplo:

Tema: Qual é o seu nome?

Parágrafo invertido: Meu nome é de origem inglesa. Foi escolhido por meu pai, que morou na Inglaterra durante sua juventude. Apaixonado pelos Beattles, ele resolveu fazer uma homenagem. Por isso, decidiu me chamar de Lenon.

Parágrafo objetivo: Meu nome é Lenon. Meu pai escolheu me chamar assim por ser um apaixonado pelos Beattles. Quando nasci, ele, feliz, decidiu fazer essa homenagem.

4. Abuse da coerência e da coesão

Coerência e coesão são fundamentais para uma redação clara e objetiva.

Dar coerência a um texto significa que suas ideias devem estar relacionadas entre si e seguir uma lógica. Além disso, precisam fazer sentido e ser verdadeiras. Você não pode inserir contextos e argumentos inexistentes em uma redação. Tudo precisa ser comprovável.

Já a coesão refere-se à conexão entre as frases e parágrafos, que deve ser fluida e natural. Uma boa técnica para garantir a coesão é usar corretamente as conjunções e os pronomes.

5. Revise e garanta que fez uma redação clara e objetiva

Faça rascunho e, ao concluir o texto, revise sua redação. Faça uma leitura atenta para verificar se há erros de ortografia e gramática. Se conseguir ler em voz alta, observe os momentos em que você trava ou se perde na leitura. Sempre que isso acontecer, haverá no trecho ajustes a serem feitos.

Verifique, também, se a redação está clara e objetiva. Veja se as ideias estão organizadas de forma lógica, se as frases estão curtas e se primeiro você responde o que foi perguntado para, após isso, justificar suas respostas.

Se possível, peça a um colega para ler a redação e dar uma opinião. Uma revisão cuidadosa ajudará a garantir uma boa nota.

Em suma, você seguir essas cinco dicas, você estará preparado para escrever uma redação clara e objetiva para concursos. Lembre-se de que a prática é fundamental para aprimorar sua escrita. Treine escrevendo redações sobre os diversos temas já cobrados pela banca do seu concurso em provas anteriores e aproveite para pesquisar sobre os assuntos de modo a ampliar seu conhecimento sobre eles.

Caso queira aprender a escrever redações capazes de garantir acima de 80% da nota com a gente, clique aqui e bora começar!

Aprenda dissertação argumentativa para nunca mais errar!

Um curso completo, que te ensina a escrever exatamente o que a banca quer ler nas suas redações.

É aplicar e garantir acima de 80% da nota em todas as redações que fizer.

Categorias

Leia Também