+55 11 95322-2653

Nosso Whatsapp

O Que é Dissertação Argumentativa?

Compartilhe!

Mulher escrevendo feliz após entender o que é dissertação argumentativa

A dissertação argumentativa é o tipo textual mais cobrado nas provas discursivas de concursos, vestibulares e Enem. Por isso, se você estiver se preparando para algum deles, cedo ou tarde precisará escrever uma.

Para ajudá-lo, neste post eu vou te contar…

  • O que é uma dissertação argumentativa
  • Quais são as principais características da dissertação argumentativa
  • Como fazer dissertação argumentativa

E ainda vou colocar uma série de exemplos para tudo ficar ainda mais claro para você, portanto, não se esqueça de agradecer nos comentários. Rsrsrs. 😉

O que é uma dissertação argumentativa?

De forma bem simplificada, dissertar significa refletir sobre um assunto e ser capaz de analisá-lo de forma clara, autoral e bem estruturada.

argumentar significa apresentar razões, evidências e justificativas capazes de comprovar a validade da resposta, opinião ou ponto de vista que você apresentar ao debater o tema.

Nesse contexto, em concursos e vestibulares, uma dissertação argumentativa é uma redação estruturada, em que você faz uma análise crítica a respeito do tema apresentado pela banca e defende seu ponto de vista, tese ou resposta utilizando argumentos relevantes para validá-lo.

Isso significa que, para ser considerada excelente e merecer uma nota alta, sua redação precisará abordar o assunto que o tema solicitar deixando claro o que você está defendendo ao longo do texto e apresentando argumentos capazes de comprovar que o que você está defendendo faz sentido.

Quem tira nota baixa nas dissertações argumentativas faz textos sem pé nem cabeça, com um monte de frases que não se complementam e que, muitas vezes, sequer fazem referência ao que o tema pediu.

Também é muito comum as pessoas tentarem defender um monte de ideias diferentes ao longo da redação e se embolarem em meio a listagens de argumentos sem justificativas.

Tudo isso deixa o texto incoerente e coloca a nota lá no chão.

Pelo amor de Deus, não escreva redações assim. Se estiver escrevendo desse jeito, siga aqui comigo que eu vou clarear ainda mais as suas ideias…

Principais características da dissertação argumentativa perfeita

Para escrever uma dissertação argumentativa perfeita, você precisa respeitar alguns critérios importantíssimos, que muita gente sequer sabe que existem.

Isso, porém, é ótimo para você, pois, só de estar aqui você já conseguirá escrever muito melhor do que a maioria dos seus concorrentes.

Abaixo, seguem os detalhes para você sempre conseguir fazer dissertações argumentativas perfeitas:

1. Objetividade

Uma boa dissertação argumentativa responde de forma direta, específica e bem fundamentada tudo e apenas o que o tema perguntar.

Muita gente não acredita que escrever redações é algo simples e óbvio, então acaba inventando moda e se dá mal por conta disso, portanto, não invente moda.

Trago um exemplo para você entender melhor essa dinâmica:

Se a banca pedir o tema “Causas da violência contra a mulher no Brasil“, ela quer saber apenas quais são as causas (resposta) e por que o que você respondeu gera violência contra a mulher (justificativa).

Ela não quer saber o histórico da violência contra a mulher, como a violência contra a mulher acontece ou quem costuma violentar as mulheres, que é o que muita gente responde ao escrever sobre esse tema.

Por mais que pareça interessante fazer toda uma contextualização antes de responder quais são as causas, isso vai te atrapalhar muito mais do que ajudar, pois você não terá espaço para dar essa volta toda e ainda conseguir apresentar as causas e suas respectivas justificativas de forma completa e coerente.

Nesse contexto, por mais que todas as informações presentes na redação estejam corretas, por serem desnecessárias, elas não valerão nota. Logo, você pode reprovar, mesmo escrevendo uma linda redação, afinal…

Não adianta apresentar um texto perfeito sobre algo que a banca não pediu.

Portanto, foque em responder e em justificar especificamente o que o tema solicitar.

2. Estrutura

A dissertação argumentativa possui uma estrutura de parágrafos obrigatória, que você deve seguir em 99% das provas que você fizer.

Essa estrutura é composta por introdução, dois ou três parágrafos de desenvolvimento e conclusão.

Além de escrevê-los, você precisa equilibrar esses parágrafos, ou seja, você não pode usar a quantidade de linhas que quiser em cada um deles. Há regras para isso.

A introdução e a conclusão, por exemplo, nunca podem ocupar mais linhas que os parágrafos de desenvolvimento.

Além disso, os desenvolvimentos devem ocupar sempre mais ou menos a mesma quantidade de linhas. Um não pode ser muito maior que o outro.

3. Argumentos justificados

Tudo o que você afirmar em uma dissertação argumentativa deve ser justificado, portanto, não adianta você sair jogando um monte de ideias ao longo dos parágrafos, pois você sequer terá espaço para justificar todas elas.

De maneira geral, sua dissertação argumentativa deverá ter uma única ideia central, que chamamos de tese, e no máximo três tópicos centrais para justificar essa tese, sugerimos que as suas tenham apenas dois. Esses tópicos serão os assuntos (tópicos frasais) a serem aprofundados e justificados nos parágrafos de desenvolvimento.

Em resumo, o ideal é que você trabalhe com uma ideia central e com duas justificativas para ela.

Para justificar seus argumentos, você vai usar o que chamamos de Estratégias Argumentativas, que podem ser exemplos, conceitos, fatos, dados estatísticos, pensamentos de terceiros, histórias, narrativas, entre outros.

No geral, uma boa justificativa é aquela que explicar por que algo faz sentido, por que algo acontece ou como algo acontece.

Para ficar mais claro, vou exemplificar usando o tema “As causas da violência contra a mulher”.

Como seria um parágrafo sem justificativa:

A violência contra a mulher possui diversas causas. Algumas delas são o machismo, o patriarcado, a falta de apoio às vítimas, o silêncio das mulheres violentadas, a falta de denúncias, a falta de punição aos agressores e a falta de políticas públicas de proteção às vítimas e a seus filhos.

Observe que esse parágrafo apenas lista uma série de causas, mas nem aprofunda nem justifica nenhuma delas.

Quem escreve assim passa para o leitor a função de imaginar o motivo pelo qual cada um desses aspectos gera violência contra a mulher, o que não garante nota alta.

Além disso, lembre-se de que argumentar significa refletir de forma estruturada e justificada sobre o assunto, logo, se não há reflexão ou debate, não há dissertação argumentativa.

Como seria um parágrafo com justificativa

No Brasil, a cultura patriarcal é uma das principais causas de violência contra a mulher, pois, por acreditar que os homens têm domínio sobre suas esposas, o patriarcado enxerga-as como propriedades de seus companheiros. Essa atitude costuma reforçar a ideia de que eles podem fazer com elas o que desejarem, a qual fomenta uma dinâmica que culpa as vítimas e desresponsabiliza os agressores, os quais, muitas vezes, são classificados apenas como pessoas que perderam o controle em uma situação de provocação ou ciúmes.

Consegue perceber a diferença entre os parágrafos? Consegue ver que, no segundo, há apenas uma ideia central e que as demais linhas são todas ocupadas para explicar por que essa ideia central faz sentido?

Pois bem, assim precisam ser os seus parágrafos.

Como fazer dissertação argumentativa?

Bom, para conseguir fazer excelentes dissertações argumentativas, seu primeiro passo é aprender a identificar o que o tema quer que você escreva na redação.

Essa não é uma tarefa tão simples, pois os temas podem ser estruturados de duas formas diferentes e podem pedir para você se posicionar de quatro formas diferentes em uma redação.

A estrutura do tema determina como você vai organizar as informações ao longo dos parágrafos e se será você ou a própria banca a definir o conteúdo dos seus desenvolvimentos.

Já o posicionamento determina o tipo de informação que você escreverá para responder o que o tema solicitou, o que envolve saber se você precisará defender um opinião ou propor soluções para um problema, por exemplo.

Eu, em 10 anos de atuação no mercado, nunca vi ninguém além de nós, aqui na Oficina de Redação, falando sobre isso.

E é justamente desconsiderar o pedido do tema que torna a escrita de redações tão difícil para grande parte dos candidatos.

Nós, porém, ensinamos isso em detalhes no curso Esqueletos Inteligentes dos Parágrafos, o qual você pode conhecer clicando aqui.

Por ora é isso. Se você gostou deste conteúdo, deixe um comentário para eu saber.

Além disso, compartilhe-o nas suas redes sociais. Assim, podemos ajudar mais e mais pessoas a entenderem o que é dissertação argumentativa e a conseguirem escrever muito melhor!

Abraço e até breve!

Aprenda dissertação argumentativa para nunca mais errar!

Um curso completo, que te ensina a escrever exatamente o que a banca quer ler nas suas redações.

É aplicar e garantir acima de 80% da nota em todas as redações que fizer.

Categorias

Leia Também